sábado, 17 de dezembro de 2011

Ranking: CBF corrige equívoco, e Palmeiras tira a liderança do Santos

A CBF divulgou, na última terça-feira, o ranking de clubes brasileiros para a temporada 2012 e, pela primeira vez, atualizou a lista incluindo os títulos nacionais conquistados entre 1959 e 1970. No entanto, segundo levantamento do jornal "Folha de S. Paulo", a entidade ignorou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967, vencido pelo Palmeiras, que seis meses depois também faturou a Taça Brasil. O equívoco ocorreu porque a temporada em questão é a única em que um mesmo time foi campeão duas vezes. O diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, confirmou o erro.
- Percebemos depois que foi publicado. Temos ouvidores aqui na CBF que nos comunicaram, e também recebemos mensagens de internautas - afirmou o diretor.
No meio da tarde desta quarta-feira, o novo ranking foi publicado no site da CBF, já com o Palmeiras no topo.
ranking cbf montagem (Foto: Reprodução/Site Oficial CBF)
Com a consideração do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967, o Verdão soma 60 pontos e chega à liderança do ranking, oito pontos à frente do Santos. O Peixe, campeão paulista e da Libertadores, havia alcançado o topo da lista depois de seis títulos anteriores a 1971 terem sido reconhecidos. Após a correção desta quarta-feira, o clube, que estava em décimo lugar em 2010, fica em segundo em 2011.
O Internacional também foi prejudicado pelo equívoco da CBF. Vice-campeão do Roberto Gomes Pedrosa de 1967, o time colorado agora soma 59 pontos, ultrapassando o Cruzeiro e pulando da oitava para a sétima colocação no ranking.
Vale observar que a entidade máxima do futebol brasileiro só conta pontos para os dois primeiros colocados de cada edição unificada. O mesmo não ocorre com as competições realizadas a partir de 1971, em que todos os classificados pontuam. Confira abaixo o comunicado publicado pela CBF nesta quinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário