quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Rio: testemunhas levam polícia a crer que cigarro causou explosão

Três pessoas morreram e 17 ficaram feridas com a explosão
Foto: AP

Depoimentos das testemunhas da explosão do restaurante Filé Carioca, no centro do Rio de Janeiro, deram uma nova possibilidade de causa para o incidente. De acordo com o delegado Antonio Ferreira Bonfim Filho, responsável pelo inquérito, existe a suspeita de que uma das vítimas teria acendido um cigarro no local, onde havia vazamento de gás.
“Um jornaleiro vendeu cigarros a uma das vítimas, ela teria sido avisada para não acender o cigarro pois havia cheiro de gás no local”, informa. Ainda conforme o delegado, é cedo para avaliar o que de fato ocorreu, mas é pouco provável que a explosão tenha sido causada pelo acender de uma lâmpada, já que uma das vítimas trabalhava no local, possivelmente não estava no escuro, e as lâmpadas usadas são frias.
Veja a fachada do restaurante antes e depois da explosão:
De qualquer modo, o delegado vai esperar a conclusão das perícias para encerrar o inquérito. Nesta quinta-feira foram ouvidas 10 testemunhas da tragédia. “É importante ouvir essas pessoas com a memória ainda fresca, além disso passados alguns dias os depoimentos podem mudar de acordo com interesses”, destaca.
A área externa do edifício Riqueza, onde ficava o restaurante, foi toda periciada nesta quinta. Peritos devem aguardar o início do escoramento da laje para começar a periciar minuciosamente a área interna.
Bonfim afirma que durante a investigação será apurado até que ponto os proprietários tinham conhecimento da falta de documentação para o restaurante funcionar e se houve negligência por parte de algum funcionário em deixar o gás vazando. “Caso seja comprovada negligência a pessoa pode até responder por homicídio doloso, mas é um caso extremo e ainda é cedo para afirmar isso.”
A explosão destruiu o andar térreo do edifíco na manhã desta quinta-feira. Três pessoas morreram e 17 ficaram feridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário