sábado, 17 de dezembro de 2011

No Jungle Fight, cotoveladas no rosto são proibidas: 'É uma faca'

A cotovelada no rosto voltou a ser polêmica no MMA após a derrota do brasileiro Lyoto Machida para o americano Jon Jones no último sábado, no UFC 140. O presidente do UFC, Dana White, defendeu seu uso durante a semana. No Jungle Fight, que revelou lutadores do Ultimate como Erick Silva, Yuri Marajó e Paulo Thiago, porém, o golpe é proibido desde sua criação.
Nem o uso do antebraço contra o rosto, técnica comum no ground and pound (quando, na luta no chão, o lutador montado castiga o adversário que está por baixo), é permitido, pelo risco de um escorregão resultar numa cotovelada.
- A cotovelada é um golpe muito contundente, que corta muito. Às vezes, um lutador está em boas condições e não pode continuar por causa de um corte causado por uma cotovelada. Nós prefirimos eliminar da competição - explicou Marcus Vinícius di Lucia, diretor de arbitragem do evento.
Atualmente no Jungle a cotovelada só é permitida no corpo. Segundo o presidente do evento, Wallid Ismail, a principal intenção da regra é preservar a integridade física dos atletas. Ele considera que a cotovelada desferida por Jones no último sábado, que abriu uma profunda ferida na testa de Lyoto, decidiu o combate válido pelo cinturão dos pesos-meio-pesados do UFC.
- Lyoto estava indo muito bem, e a cotovelada mudou todo o ritmo da luta. Às vezes, você tem uma luta emocionante, e por causa de um corte, muda tudo. Cotovelada é uma faca - disse Wallid, que, porém, admitiu rever sua posição quanto ao golpe caso houvesse uma unificação das regras do MMA internacional.
* O repórter viajou a convite do Jungle Fight

Nenhum comentário:

Postar um comentário