quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Barcelona despacha Al-Sadd e confirma confronto Messi x Neymar

O jogo mais esperado pelos fãs do futebol vai acontecer. O Barcelona venceu tranquilamente o Al-Sadd, do Catar, por 4 a 0 na manhã desta quinta-feira no Brasil, noite no Japão, e como esperado será o adversário do Santos na final do Mundial de Clubes, domingo (8h30 de Brasília), em Yokohama. De um lado estará Messi, melhor do mundo nos dois últimos anos e já considerado um fora de série, e do outro Neymar, candidato a tudo isso e um pouquinho mais.
Leia mais: "Domingo o bicho pega", diz Neymar
O lateral brasileiro Adriano, atuando pela direita, marcou dois e entrou na história – pela primeira vez em um Mundial de Clubes um defensor fez dois gols numa mesma partida. Outro brasileiro e lateral, Maxwell, também fez o seu e Keita completou a goleada do Barcelona, que se aproveitou da fragilidade do Al-Sadd e principalmente de seu goleiro.
Saiba também: Villa fraturou a perna no primeiro tempo
Agasalhados, Neymar e Paulo Henrique Ganso foram focalizados várias vezes pela TV japonesa assistindo à partida no estádio que recebeu a final da Copa do Mundo de 2002, na qual o Brasil venceu a Alemanha, e que será palco do histórico confronto no domingo. Neymar viu um Messi atuando mais recuado, quase como um articulador das jogadas, contra um time inocente e que apesar dos petrodólares catarianos parecia semiprofissional.
Relembre: A vitória do Santos sobre o Kashiwa Reysol
O técnico Pepe Guardiola, do Barça, já sabia que teria um adversário fraco – o time espanhol filmou a partida entre Al-Sadd e Esperance, na qual o time do Catar levou pressão o tempo todo, mas venceu por 2 a 1. Por isso ele poupou alguns jogadores para a final esperada: Xavi,candidato a melhor do mundo em 2011 ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, Daniel Alves e o chileno Alexis Sánchez ficaram fora.
O garoto Thiago Alcântara, filho do brasileiro Mazinho e naturalizado espanhol, começou entre os titulares e, com Iniesta, fazia com que o Barcelona ficasse com a bola quase todo o tempo, algo normal para o time, reconhecido por essa qualidade, mas que se sobressaiu nesta partida – com 15 minutos, os espanhóis já tinham ficado com a bola 70% desse período, marca impressionante.

<span>Aos 24 do primeiro tempo, depois de uma bobeada do goleiro do Al Sadd, Barcelona abre o placar com um gol de Adriano</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>No começo do jogo, Al-Sadd tenta marcar o Barcelona e Pedro vira o alvo do rival do time do Catar</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <strong>Publicidade</strong> <span>Barcelona mostra superioridade em campo, e Messi deixa marcador do Catar no chão
</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>David Villa parte para o ataque, mas "prende" o pé na grama e logo levanta a mão, pedindo atendimento</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Momento da lesão do jogador espanhol</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>Villa teve uma fratura na tíbia esquerda e está fora do Mundial e deve perder ser baixa para Espanha na Euro</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>Com a camisa 21, Adriano chuta para fazer o segundo gol do Barcelona, ainda no primeiro tempo da partida</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Sorriso aberto de Adriano depois de mais um gol para o Barcelona para cima do Al-Sadd</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Messi se livra da marcação. Foi dele o passe para o terceiro gol do Barcelona na semifinal</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Keita (foto) concluiu e mandou a bola para o gol. Barcelona fechou a goleada com Maxwell e marcou 4 a 0 para cima do Al-Sadd</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>Com estilo, Messi arriscou uma bicicleta contra o gol do time do Catar</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>Antes do jogo, camisas do Barcelona estavam à venda na porta do estádio de Yokohama</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Vendedoras animadas com a presença do Barcelona no país</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Torcedora japonesa se pinta de azul e grená para acompanhar o jogo do Barcelona</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Mais uma fã do Barça se preparando para o duelo no Japão</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Nas arquibancadas, até lutadores de sumô torcem para o Barcelona na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa</span> - <strong>Foto: Reuters</strong>
Aos 24 do primeiro tempo, depois de uma bobeada do goleiro do Al Sadd, Barcelona abre o placar com um gol de Adriano - Foto: AP
1/17

Depois de uma pressão que resultou em alguns gols perdidos por David Villa (que não anda com muita moral e teve azar também, deixando o campo machucado. A lesão pode ser grave), o goleiro Saqr mostrou que o Catar, que vai receber a Copa do Mundo de 2022, precisa aprender muito sobre futebol. Pedro cruzou, o zagueiro Koni recuou a bola e Saqr ficou indeciso: se pegasse a bola com a mão seria falta indireta, se chutasse poderia errar. Com isso resolver não fazer nada e o brasileiro Adriano dividiu a bola com ele e ela entrou.
Ponto chave

Enquete

Quem será campeão do Mundial de clubes 2011?


ou ver resultados
Adriano, aliás, jogou aberto na direita, quase como um ponta, já que o Al-Sadd não atacava. Provavelmente um teste de Guardiola para aproveitar o buraco que é o lado esquerdo da defesa santista, seja com o improvisado Durval, seja com Léo. Pois em jogada de Thiago, Adriano entrou pela direita e chutou cruzado para marcar o segundo do Barça, no finalzinho do primeiro tempo. No segundo tempo, Guardiola testou outra opção: Messi ainda centralizado, mais recuado, mas com a entrada de Sánchez no lugar de Villa,ele ficou aberto nas direita e Adriano atuou mais recuado – mais um indício do que pode ser a partida contra o Santos. Pela esquerda, Maxwell fez o quarto gol aproveitando nova falha do goleiro catariano. Como “meia”, Messi também é diferenciado e fez um passe preciso para Keita marcar o terceiro. Seja como atacante, seja como meio campo, Messi será o terror do Santos no domingo. Como Neymar será a dor de cabeça de Puyol, Mascherano, Abidal... FICHA TÉCNICA BARCELONA-ESP 4 x 0 AL SADD-CAT Local: Estádio Internacional de Yokohama (Japão) Data: 15 de dezembro de 2011 (quinta-feira) Horário: 8h30 (de Brasília) Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador) Assistentes: William Torres e Juan Zumba (ambos de El Salvador) Gols: Adriano, aos 24 min e 43 min do 1°T, Keita, aos 18 min, Maxwell, aos 36 min do 2°T Cartões amarelos: Abdulmajed, Mohammed BARCELONA: Valdés; Adriano, Puyol, Mascherano e Abidal (Maxwell); Keita, Iniesta, Thiago Alcântara e Pedro; Messi e Villa (Alexis Sánchez) (Cuenca). Técnico: Josep Guardiola AL-SADD: Mohamed Saqr; Ibrahim Addulmajed, Abdulla Koni, Lee Jung e Nadir Belhadj; Talal Al Bloushi (Al Iazid), Ibrahim Khalfan, Wesam Abdulmajed e Mohammed Kasola; Mamadou Niang e Kader Keita (Al Haydos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário